quinta-feira, 10 de março de 2011

Reciclagem!

O tema “reciclagem” tem sido alvo de louváveis iniciativas nos últimos tempos, mas ainda que louváveis muitas dessas iniciativas têm por trás uma motivação muito menos fruto uma consciência verde do que uma clara oportunidade lucrativa. Reciclagem tornou-se um investimento lucrativo, Mas se fossem realmente iniciativas verdes, apregoariam, antes, os outros “R’s”. É louvável que alguém tenha a consciência de reservar sua garrafinha de água, para descartar apenas no cesto apropriado para reciclagem. Contudo, essa mesma garrafinha, pode antes ser “Reusada”, Isto é usada novamente. Temos, saindo de nossos filtros e bebedouros, água de ótima qualidade que poderia ser envasada nessa mesma garrafinha e ainda teria a capacidade de reduzir a quantidade de copos descartáveis. Sabemos que o plástico leva mais de cem anos para se decompor no ambiente. Não estamos pedindo que você reuse por todo esse tempo, mas quantas garrafinhas e copos descartáveis seriam poupados se reusarmos nossas garrafinhas por um mês?

Por conta de redução de custos já se fala em água de reuso, mas muito do que está a nossa volta pode ser reusado, isto é, usar novamente para o mesmo fim. Por outro lado existe outro “R”que também deveria vir antes da reciclagem: Reutilização. Utilizar para outra finalidade.

Da próxima ocasião em que a loja de conserto de qualquer coisa disser pra você que o reparo vai ficar quase o preço de um aparelho novo. Conserte! Menos lixo precisará ser reciclado.  Você pode também usar aquele velho radinho de pilhas como “peso de papel” dentro de alguns anos ele valerá uma pequena fortuna.
Pense realmente e use sua imaginação. Antes de reciclar, será que posso reusar? Será que posso reutilizar? Só depois recicle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário